Ingredientes Sabonete ArtesanalDiferente dos sabonetes vendidos comercialmente, o sabonete artesanal não contém detergente sintético, nem conservantes. Essas substâncias são utilizadas para que o prazo de conservação se prolongue.

Além disso, nos sabonetes industriais a glicerina natural, responsável por eliminar a agressividade causada à pele, é retirada. Já nos sabonetes artesanais, a glicerina é usada de forma pura, proporcionando maior hidratação e maciez e os óleos contém ácidos graxos que ajudam a regular a umidade e nutrir a pele.

Os sabonetes encontrados em mercados e lojas de cosméticos são fabricados visando apenas dois aspectos: conservação na prateleira, e oferecer aos consumidores um sabonete de maior duração. Por isso utilizam mais produtos químicos e conservantes. Os sabonetes artesanais buscam a qualidade do produto, para satisfazer a todas as necessidades da pele, e entre suas características, as principais são: emoliência (ajuda na hidratação), dureza, estabilidade da espuma e boa limpeza. Mas claro, tudo isso só é garantido quando o sabonete é bem feito.

Diante de tantos fatores positivos que o sabonete artesanal proporciona para a pele, basta aprender a fazê-lo. Para isso é interessante saber um pouco mais sobre seus ingredientes: 

Glicerina

A glicerina faz parte das substâncias “umectantes”, ou seja, compostos que mantém a pele umedecida. Como nos sabonetes industriais há a retirada da glicerina, ressecam a pele, diferente do artesanal que é macio, fresco, e o principal, absorve a umidade do ar deixando sua superfície sempre úmida.

A glicerina é sólida e normalmente vendida em barra, e o preço do Kg varia de acordo com a marca e com a loja.

Flores CalmantesEssência

A essência é o que dá o cheiro ao sabonete, que pode ser natural, ou seja, diretamente extraída da natureza, ou produzida artificialmente.

Principais origens das essências: Flores, Frutas, Grãos, Folhas, algumas essências de ervas medicinais, Madeiras, Resinas, Raízes, etc.

Lauril

O Lauril é a substância que tem um alto poder “espumógeno”, ajuda na limpeza de pele, tem um ótimo comportamento em termos de incremento de viscosidade, tem uma boa compatibilidade com a pele e auxilia na diminuição da irritabilidade dérmica. Conhecido como Lauril Éter Sulfato de Sódio, é obtido a partir da reação de álcoois graxos etoxilados, junto com agentes sulfatantes.

*É mais utilizado na produção de Sabonetes Líquidos. 

Corante

O corante é a substância que dá a cor ao sabonete, ou seja, seus compostos químicos tem o poder de mudar a cor das substâncias das quais entram em contato. Pode ser natural ou sintético. A cor do corante é uma das formas de “brincar” com os sabonetes artesanais.

Dica: combine a cor do sabonete com sua essência.

Os corantes mais indicados são a base de água, pois duram mais, ou os corantes alimentícios, que normalmente não causam nenhum tipo de reação alérgica.

Óleos Essenciais

Alguns sabonetes artesanais também tem os óleos essenciais em sua composição, que são substâncias voláteis extraídas de plantas aromáticas e podem também ter algum efeito sobre a pele. Veja alguns exemplos:

Óleo essencial de andiroba e centella asiática: ajuda no combate à celulite, acelera a circulação, e estimula a produção de colágeno.

Óleo essencial de copaíba e mel: usado como antiacne, anti-inflamatório, emoliente, antibacterial, antimicrobial e cicatrizante.

Óleo essencial de manteiga de cupuaçu e extrato de açaí: hidrata profundamente a pele, pois tem uma alta capacidade de absorver água, possibilitando a recuperação da umidade e da elasticidade. 

Extrato Glicólico

O Extrato Glicólico traz em sua composição uma grande concentração da substância natural que ele representa, e quando se junta com os outros itens do sabonete, transfere suas características para o material. Portanto, se uma determinada substância é “relaxante”, o extrato dela também possui essas propriedades.

Esse extrato é um componente opcional na hora da produção do sabonete, mas é muito usado para diferenciar sabonetes próprios para os tipos de pele e para a produção de diferentes tipos como: cicatrizante, refrescante, antirugas, antiacne, revitalizante, hidratante, clareador, etc.

Extratos Glicólicos mais utilizados:

  • Sabonete Líquido EsfolianteAlecrim: Adstringente e revigorante.
  • Algas Marinhas: Para peles oleosas, e indicada também para o tratamento de celulite. Além disso, ajuda a aumentar a elasticidade da pele.
  • Aloe Vera: Anti-inflamatório, cicatrizante, condicionador e dermoprotetor. Também tem ação suavizante, hidratante, protetora e refrescante.
  • Amêndoas: indicada para peles secas, por sua grande concentração de óleo. Tem ação hidratante.
  • Aveia: boa para peles secas, pois também tem óleo em sua composição.
  • Camomila: muito utilizada em peles sensíveis, pois tem uma ação emoliente, suavizante e tonificante. Ajuda também a amaciar a pele, clarear, reduz a inflamação dos olhos e acnes.
  • Cânfora: Refresca a pele.
  • Calêndula: Cicatrizante.
  • Frutas Tropicais: Refrescante e clareador.
  • Ginkgo Biloba: Antirugas.
  • Hortelã: indicado para peles oleosas, pois tem ação antiacne. Também é uma boa opção no tratamento de celulite.
  • Jaborandi: Cicatrizante e revitalizante.
  • Própolis: Anti-inflamatório, antiacnéico e clareador.
  • Maracujá: Cicatrizante e hidratante.
  • Laranja: indicado para peles oleosas, antiacnéico e hidratante.
  • Malva: Para peles delicadas.

Fôrmas de silicone

As fôrmas de silicone são as mais indicas para moldar o sabonte artesanal, porque são flexíveis, podem ser dobradas, não são frágeis, podem ir à geladeira ou ao forno, é fácil de limpar, e normalmente tem mais opções de desenhos e formas. Sendo assim, quando for comprar o material necessário para fazer os sabonetes, não esqueça da fôrma de silicone!