Sabonete Líquido

Sabonete Líquido ArtesanalO sabonete líquido tem ganhado cada vez mais popularidade, não somente por ser mais higiênico, como também por algumas vantagens que traz para a pele:

  • Possui um potencial hidratante maior, devido ao seu processo de produção.
  • Tem o pH* mais adequado ao da pele, não deixando aquela sensação de “pele repuxada”, pois como não precisam ficar sólidos, é possível acrescentar uma maior quantidade de ingredientes hidratantes e emolientes.
  • Pode render mais se for usado de forma correta, pois não derrete com o vapor do chuveiro, nem à água que fica parada na saboneteira.
  • Faz mais espuma, pois devido a algumas matérias-primas usadas, como o Lauril, a quantidade de espuma aumenta.

*pH: potencial hidrogeniônico, ou seja, um índice que mostra a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância.

Mesmo diante de tantos motivos para escolher o líquido, há também como acrescentar algumas dessas características no sabonete sólido quando ele é feito artesanalmente. O sabonete glicerinado já possui propriedades hidratantes, ainda mais se for acrescentado algum óleo essencial ou extrato glicólico que possui propriedades hidratantes.

Para fazer mais espuma, basta acrescentar Lauril na produção do sabonete em barra. Em relação à durabilidade, basta manter os cuidados e não deixar o sabonete em uma saboneteira com água, ou em locais muito úmidos.

Quando se fala de sabonete artesanal, não há como comparar qual é o melhor, pois você pode fazê-lo da forma que quiser, o que vale mesmo é o gosto de cada um.

Sabonete para bebês

Por toda a fragilidade de um bebê, os sabonetes artesanais são uma ótima opção, pois são menos agressivos à pele. Outra dica para os bebês são os sabonetes neutros, pois quando o pH é próximo ao da pele, há menos riscos de ressecamento e irritações.

Sabonete Esfoliante

Esfoliante Rosto

O sabonete esfoliante penetra nos poros da pele, retira as células mortas e as impurezas que muitas vezes o sabonete normal não consegue, proprocionando uma limpeza mais intensa, além de refrescar e hidratar a pele.

Sabonete Íntimo

Tomar BanhoPesquisas mostram que a mudança dos hábitos das mulheres ao longo da história, tem influenciado também na defesa natural do corpo, e alguns cuidados devem ser revistos com maior atenção, como a forma de higienização.

É cada vez mais comum ver uma variedade de sabonetes íntimos e lenços vaginais umedecidos, pois eles podem agir com maior eficácia na limpeza diária, além de ajudar no tratamento de distúrbios e corrimentos. Mas não há respaldo científico de que os sabonetes íntimos são uma forma de tratamento ou prevenção, eles podem apenas auxiliar na limpeza. É importante lembrar que nenhum dos produtos específicos para a higiene íntima estão livres de causar algum tipo de alergia. Além de utilizar o sabonete íntimo para a higiene, alguns médicos recomendam seu uso antes de uma relação sexual.

Sabonete para Cabelo 

Lavar CabeloAntigamente lavar os cabelos com sabonete era mais comum, por conta das poucas alternativas. Mas ao longo do tempo os cosméticos foram se modernizando, e atualmente é possível encontrar shampoo e condicionador para todos os tipos de cabelo, e até para determinadas características, como “cabelos louros tingidos”, “cabelos danificados e sem brilho” etc. Além disso, as propriedades do sabonete ressecam o cabelo.

Mas há quem goste de lavar o cabelo com sabonete, principalmente os homens, que também o usam em algumas técnicas para espetar o cabelo. Portanto, se você vê alguma vantagem em utilizar sabonete no cabelo, aprenda também a fazê-lo!

Sabonete para cada tipo de pele

Assim como os shampoos e cremes, também existem sabonetes para cada tipo de pele, são os grandes responsáveis pela limpeza e pelo aspecto saudável. Portanto, é importante definir qual é o seu tipo de pele e fazer sabonetes adequados para ela.

As peles secas necessitam de uma limpeza mais suave e uma hidatação intensa. Já as peles oleosas são o contrário, precisam de uma limpeza intensa e hidratação suave. Para isso, antes de produzir seu sabonete, compre algum óleo essencial ou extrato gólico que corresponda às necessidades de sua pele.